Arraial Pride 2013

No dia 6 de julho, sábado, o Arraial Pride 2013 será uma vez mais a grande festa de Lisboa no Terreiro do Paço, dando visibilidade à população lésbica, gay, bissexual e transgénero e às suas famílias numa celebração da igualdade – e de orgulho na igualdade – que é cada vez mais para todas as pessoas.

Das 16h às 4h, a praça mais central da cidade enche-se de atividades para todos os públicos: durante a tarde, no Pride Village e no Arraialito (o Arraial Pride para todas as crianças); e à noite, o Palco abre, a partir das 20h30, a maior pista de dança e música da cidade.

A festa continua na zona Bares com 25 espaços emblemáticos da noite de Lisboa e durante a tarde haverá música na área Lounge para optar entre espreguiçar-se sob o sol em frente ao rio Tejo ou participar numa das muitas atividades previstas para o Pride Village ou ainda explorar o maior ponto-de-encontro da cidade: a tenda Welcome Center.

Com entrada gratuita, o Arraial Pride é, desde 1997, organizado pela ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – e, para além de colocar a cidade no roteiro dos principais destinos turísticos LGBT, marca a identidade de Lisboa enquanto cidade que promove a igualdade e valoriza a diversidade. Em cada uma das últimas duas edições, a organização estima mais de trinta mil pessoas no recinto durante as doze horas de festa.

Este ano o Arraial Pride, que é uma vez mais organizado também em parceria com a EGEAC, acontece uma semana mais tarde do que o habitual (por indisponibilidade do Terreiro do Paço no sábado mais próximo do dia 28 de junho – a data em que se celebra por todo o mundo a revolta de Stonewall, marco simbólico da luta pela igualdade de direitos para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero), pelo que as Festas de Lisboa fecharão com um enorme arco-íris.

Nesta 17ª edição, preparamos uma programação e um conjunto de atividades que fará deste Arraial o maior Arraial Pride de sempre – e com cada vez maior repercussão internacional.

Um arco-íris de possibilidades para um arco-íris de pessoas: é este o convite feito também pela imagem oficial do Arraial Pride, que serpenteia esse arco-íris pela cidade de Lisboa a relembrar que o arco-íris, quando nasce, é mesmo para tod@s.